Social Icons

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Fechamento Novembro/2013

Este mês realizei algumas movimentações na carteira e um bom aporte.

Vendi 800 ações da BBSE3 totalizando R$ 19.431,69.

Aporte de R$ 5.965,59.

Compras:

104 CCRO3
303 GRND3
400 ELPL4

Resolvi aportar em ELPL4 depois que vi os resultados do 3T2013.

As 4 CCRO3 e 3 GRND3 são reinvestimento do rendimento recebido. Como o valor dos rendimentos nunca vão fechar com o valor da ação, vou sempre comprar a quantidade que der arredondando para cima.

O valor restante da venda da BBSE3 apliquei em LCA (R$ 13.953,28) com rendimento de 84% do CDI. A vantagem do LCA é que o rendimento é diário, é isento de IR e IOF ou seja, se resolver aproveitar alguma promoção posso resgatar a qualquer momento.

A venda da BBSE3 foi para realizar a rentabilidade acumulada sem ter que pagar IR do rendimento, vendi no dia 25 por R$ 24,31.
A estratégia inicial desta venda era recomprar as mesmas para elevar o preço médio e pagar menos IR se tivesse que vender tudo de uma vez caso decidisse comprar um imóvel (estava pensando na opção de parar de pagar aluguel e financiar o restante de um imóvel). O problema foi que ela disparou depois de umas recomendações divulgadas e fechou hoje a R$ 25,40. 

Já que a estratégia inicial não deu certo, hoje aproveitei a queda da GRND3 e coloquei mais 300 ações na carteira a R$ 18,21.

Se BBSE3 voltar a um preço menor do que vendi vou recomprar as mesmas. 

A posição da carteira ficou:


Clique na imagem para ampliar

Consolidado:

Clique na imagem para ampliar
Segundo mês com rendabilidade negativa. 

Estou lendo O Investidor Inteligente mas a correria de fim de ano está acabando com meu tempo de leitura.

Abraços.
Maluco Beleza




21 comentários:

  1. Também estou terminando o investidor inteligente. Extremamente completo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o livro. Leitura obrigatória para quem quer aplicar em ações.

    Obrigado pela visita.

    MlkBlz

    ResponderExcluir
  3. E aí, cara? Blz? Entrou na Blogosfera e não se apresentou a El Rei Troll? Isso não é um bom começo!

    Andei lendo os posts passados. Sua visão de mercado não é nada diferente da dos perdedores. Vou trabalhar contigo pra mudar isso. Leia esse post e reflita. Depois conversamos.

    http://investidortroll.blogspot.com/2013/11/controle-emocional-e-financas.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu post, deixei meu comentário lá contando o que aconteceu comigo quando fiz minha primeira aplicação na bolsa.

      Realmente tenho muito que aprender e toda ajuda é bem vinda.

      Obrigado pela visita e pelas dicas.

      Maluco Beleza

      Excluir
  4. MB, parabéns pela rentabilidade acima do Ibov no mês e principalmente no ano.

    Está dando um grande passo ao ler o Investidor Inteligente, porém deve tomar muito cuidado com os risco. Sua carteira tem uma rentabilidade excepcional no ano, porém ainda com um valor baixo. Conforme a carteira vai crescendo, um tombo um pouco maior joga tudo por água abaixo.
    Gosto bastante da maioria das ações de sua carteira, mas não gosto de estrategias como esta de elevar o preço médio, em geral é um perde-perde, como aconteceu com você, que tinha boas ações BBSE e agora vendeu e acabou perdendo a oportunidade de surfar uma nova onda. Investidor de longo prazo não se importa com estas coisas de preço médio, pois no longuíssimo prazo o preço médio tende à zero.
    Outra coisa que fiquei curioso é para entender o impacto destas compras picadinhas (204, 503). Apesar de você ter explicado, acho que tem que prestar atenção se isso não aumenta seu custo, pois a taxa de corretagem (pelo menos na minha corretora) é separada para lote e fracionário, desta forma ao comprar 103, paga-se a taxa uma vez pela compra em lote e outra vez pela compra no fracionário. Não sei qual sua corretora mas tome cuidado com isso.

    Eu até compro no fracionário, mas principalmente quando não tenho suficiente para comprar um lote, então eu arredondo para baixo para dar um lote.

    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, vender para elevar PM não é uma estratégia, só fiz isto porque eu estava estudando a possibilidade de investir em um imóvel e, caso precisasse vender tudo de uma vez iria escapar parcialmente do IR. Não foi uma decisão acertada porque só o que deixei de ganhar com o aumento dos últimos dias já tinha pagado o IR que deixei de pagar. Como BBSE3 ficou oscilando entre R$ 23,50 e R$ 24,50 o mês inteiro pensei que ia recomprar fácil pelo mesmo preço ou um pouco abaixo. Não deu certo. Fica a lição.

      Realmente em relação ao risco, devemos ter cuidado.
      Sobre a taxa de corretagem: Comprar no fracionário pra mim não é problema porque pago um percentual do valor negociado até R$ 6000,00, acima disto me custa aproximadamente R$ 16,00 por negociação. Algumas taxas que paguei nas negociações:
      3 GRND3 - R$ 0,10
      100 ELPL3 - R$ 2,74
      300 GRND3 - R$ 15,43
      (800) BBSE3 - R$ 16,31

      Como na maioria dos meses aporto de R$ 2000 a R$ 3000, meu custo fica baixo.

      De quais ações você gosta da minha carteira?

      Obrigado pela visita.

      Maluco Beleza

      Excluir
  5. Mandou bem em vender a BBSE, parabéns por sua visão de compra. Sobre LCA como você faz para investir? Quais são as taxas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vendi mas quase chorei quando vi ela subir R$ 1,09 em poucos dias. Quanto a LCA, aplico no BB, rentabilidade de 84% do CDI. A aplicação é isenta de IR e IOF, não tem taxas. Boa aplicação se comparada a outras aplicações de renda fixa.

      Excluir
    2. Depois de vender algo não pe bom ficar olhando cotação, rs.

      No próximo mês coloque, se possível, os seguintes dados:
      - Evolução do capital no mês (%)
      - Evolução do capital no ano (%)
      - Proventos (total)
      - Proventos (yield - percentual sobre o investido e não sobre o valor atual)
      - Alocação RF/RV
      - Alocação de ativos (% sobre a categoria e não sobre o capital total)
      Abraço!

      Excluir
  6. LCA é um bom investimento em renda fixa. Não cogita aplicar até o limite garantido em um banco médio e ter um retorno maior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é: Suponhamos a hipótese de que eu aplique em um banco médio e este quebre, qual é o tamanho da dor de cabeça para receber o valor que está no limite garantido?
      BB sei que não vou ter incomodo (pelo menos espero).

      Obrigado pela visita.

      Maluco Beleza

      Excluir
  7. Fala Maluco !! rsrs seja Bem-Vindo a Blogosfera !! agora a pergunta que não quer calar: e o resto do seu patrimônio ( R$ 13.953,26 ) tá investido em quê ? rsrs

    ResponderExcluir
  8. Como citei, apliquei em LCA (Letra de Credito Agrícola).

    Rendimento de 84% do CDI sem IR e IOF.

    Maluco Beleza

    ResponderExcluir
  9. eae Maluco, blz? rs
    Tambem comecei a divulgar minha carteira e rentabilidade recentemente. Me add ae (http://investidorvaca.blogspot.com.br/), que já te adicionei na minha lista.

    Estou tentando ler esse livro há algum tempo, mas o pouco tempo que tenho eu preciso usar para fazer meu TCC, da um muito trabalho essa merda.

    Esse mes também fiquei com rentabilidade negativa, mas não consegui ficar acima do IBOV.

    Bem vindo a blogosfera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver a oportunidade não deixe de ler.

      Abraços

      Maluco Beleza

      Excluir
  10. Parabéns!! Ótimo Aporte! Conseguiu segurar a rentabilidade em um momento de quedas acentuadas.

    Abraços
    Zé das Cove
    http://buscapelaif.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs.: Estou com o livro "O Investidor Inteligente" na cabeceira de minha cama, também estou lendo com calma.

      Excluir
    2. É um livro pra ser lido com calma. Muito conteúdo valioso que não pode ser passado por cima.

      Excluir
  11. Além do excelente livro que você está lendo, recomendo que você também veja os vídeos do Bastter no Youtube. A mudança é gradativa, mas aos poucos você vai ver como o preço é consequência dos fundamentos e vai prestar menos atenção aos ruídos de curto prazo do mercado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já navego pelo site do Bastter a algum tempo a procura de ações boas, mas os vídeos não olhei ainda.

      Vou verificar.

      Obrigado.

      Excluir
  12. Muito Legal o Blog, Parabens. Estou começando a investir na bolsa e é sempre bom ler bons blogs!

    ResponderExcluir