Social Icons

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Minha carteira de dezembro/2012 a outubro/2013

Segue abaixo a minha posição da carteira até o fechamento de outubro:

Comecei a aplicar em dezembro do ano passado, estava com um saldo para aplicar de R$ 6582,00.

Resumo:

Até abril, estava aplicando em GRND3, DTEX3, CCRO3, ARTR3, PTBL3 e LAME4. Todas sem muito critério, apenas olhando os gráficos que estavam crescendo.

Em abril vendi todas ações que possuía para participar da IPO da BBSE3 (esta foi minha tacada de mestre do ano), fiz até empréstimo para poder pagar o valor reservado na oferta. Como funcionários do BB receberam um incentivo com a condição de ficar com as ações 4 meses bloqueadas, aproveitei um parente que trabalha no BB para me beneficiar do preço. Meu preço médio ficou em R$ 15,51. 

Nos meses seguintes comprei BCFF11B, me parecia uma boa opção considerando que o preço estava R$ 107,00 e havia batido mais de R$ 140,00 no passado. Pro meu azar as cotas estabilizaram em aproximadamente R$ 89,00 (valor real da cota) a especulação nos FII havia acabado por causa do aumento da taxa Selic. Fiz as contas, ia levar 2 anos para o rendimento mensal cobrir o prejuízo do preço. Como não há perspectivas dos fundos melhorarem o preço em um curto prazo, resolvi assumir o prejuízo de R$ (872,49) e vender as mesmas para aplicar em ações.

Desisti de FII e resolvi ficar só em ações mesmo.

Como ainda não tenho experiência em analisar balanços, foquei em ações que vem apresentando um bom crescimento na margem de lucro e também observando os comentários do pessoal da blogosfera:

Fechamento de outubro:

Minha carteira atual no fechamento de outubro é a seguinte:


GRND3: Vem apresentando sólidos resultados e é boa pagadora de dividendos. 

DTEX3: Empresa que vem apresentando um lucro crescente, no último trimestre houve diminuição do endividamento. 

CCRO3: Lucro crescendo a cada trimestre, boa pagadora de dividendos.

CIEL3: Esta não fiquei nem analisando, lucro crescendo e seu preço seguindo o mesmo rumo. 

UNIP6: Aqui foi dica do nosso mestre Zé Mobral. Resolvi apostar e está dando resultado. Não aportei muito porque estes micos nem sempre dão certo.

POMO4: Sofreu uma violenta queda no preço nos últimos meses, no curto prazo tende a cair ainda mais por causa da diminuição das vendas. É uma empresa sólida e com bons fundamentos, seu preço no longo prazo tende subir.


Estratégia:

Ainda estou definindo minha estratégia de investimentos, quero aprender a analisar balanços e tomar decisões mais acertadas.

Estratégias já definidas:
- Aplicar no mínimo R$ 2000,00 do salário. Ainda pretendo chegar a R$ 3000,00 mas esposa e dois filhos dificultam economizar ainda mais. 
- Os dividendos e JSCP serão todos reaplicados.
- Minha margem de tolerância é de 15%, se o preço da ação cair mais que isso vendo sem dó e parto pra outra ou coloco em renda fixa conforme o mercado estiver se comportando. Esta decisão é para limitar o prejuízo.
- Se a ação estiver com rentabilidade maior de 20% a margem de tolerância cai para 10%.

Todos os comentários serão bem vindos.

Abraços
Maluco Beleza



13 comentários:

  1. Olá Raul, seja bem vindo!
    Parabéns pela tacada da BBSE, mas cuidado, tacas assim ocorrem de 10 em 10 anos, não se iluda. Agora é estudar e continuar firme nos investimentos, mas sem tentar grandes tacadas.
    Abraço
    me adiciona aí... http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei, só arrisquei por causa do desconto, se fosse comprar por R$ 17,00 não tinha arriscado.
      Obrigado pela visita.
      Está adicionado.

      Excluir
    2. Concordo com o Uorrem!

      Doideira pegar dinheiro emprestado para investir em IPO.
      Seja maluco na vida, não nos investimentos!rs

      abs!

      Investidor Defensivo

      Excluir
  2. Legal, continue na luta MB.
    Estarei acompanhando.
    adiciona ai pobreprimata.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vindo Raul, mais um soldado na batalha! Cara, que coragem ein? Vender tudo pra entrar nun IPO... Depois de foder uma merreca em OGX eu nem brinco mais com empresa que não demonstra bons resultados a pelo menos uns 5 anos.
    No mais, gostei da tua carteira, tenho várias empresas dela e mês que vem pretendo entrar em CCRO3.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ah, como vi que você tá começando, peço permissão pra te indicar um norte:
    Três livros monstro pra aprender a selecionar ações:
    * Faça fortuna com ações antes que seja tarde- décio Bazin (se quer um simples e rápido é esse)
    * O jeito warren buffet de investir
    * O Investidor inteligente (esse é a bíblia, é grande mas completo, tô terminando ainda.)
    E eu gosto muito do método do bastter, acho que se seguí-lo não tem erro também:
    http://www.youtube.com/watch?v=1ihUxi7xLwo

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comecei a leitura de O Investidor Inteligente, mas a correria de final de ano está acabando com meu tempo de leitura.

      Obrigado pelas dicas.

      Maluco Beleza

      Excluir
  5. "Minha margem de tolerância é de 15%, se o preço da ação cair mais que isso vendo sem dó e parto pra outra ou coloco em renda fixa conforme o mercado estiver se comportando. Esta decisão é para limitar o prejuízo."

    Isso é comportamento e pensamento de manada perdedora, compra na alta e vende com o ** na mão na baixa. Se tivesse AMBV teria vendido quando caiu de 90,00 para 75,00.
    Variação de preço no curto prazo é fluxo de mercado.
    Sua carteira é formada por boas empresas, foca nos balanços e esqueçe preço. Peter Linch disse: "Olhe as cotaçoes quando trocar o óleo do carro."

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica, estou iniciando, nada impede de mudar minha posição.

      Tomei isso como regra por enquanto porque no passado, sem olhar nada da empresa, apenas por dicas de amigos levei um ferro de uns R$ 6.000,00. A ações caíram e nuca mais voltaram.

      Está anotada a dica.

      Mlk Blz

      Excluir
  6. Fala Maluco!!

    Vou acompanhar seu blog!! Bons papeis na sua carteira, mais um blog de investimento em bolsa que acrescentará a todos os que acompanham o mercado.

    Peço a você que dê uma olhada no meu blog, focado quase que totalmente em analise fundamentalista. São quatro anos de trabalho, contando blog e outro site que eu postava. Deixe sua opinião lá, será bem vinda - http://estudodabolsa.wordpress.com/

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Sugiro dar uma lida no livro Investindo em Small Caps do Anderson Luerdes. Muito bom. Foi o primeiro de varios que li, e o que mais parecia tudo fazer sentido.

    ResponderExcluir